Deformidades Angulares
As deformidades angulares são desvios em qualquer plano, podendo se apresentar com alterações em múltiplos planos. Ou seja, estes desvios podem ocorrer no pano frontal, o qual chamamos de varo-valgo, ou no plano sagital, o qual chamamos de antecurvato ou recurvato. Ou, como dito anteriormente, podem ocorrer em multiplos planos, ao qual damos o nome de deformidade em plano obliquo.
As deformidades angulares podem levar a diversas disfunções, dentre elas o desgaste precoce das articulações adjacentes, ou próximas da deformidade, ou nas articulações contralaterais, ou seja, no outro membro. Além disso, de forma geral, grandes deformidades angulares levam a um encurtamento do membro, o que pode levar a disfunções da coluna, por exemplo.
É importante que qualquer deformidade angular seja corrigida e, para isso, o procedimento cirúrgico é o principal aliado. No caso das crianças as deformidades angulares podem ser tratadas com crescimento guiado, ou seja, utilizando hemiepifisiodese, que é um método de tratamento onde travamos, momentaneamente, a placa de crescimento em apenas um local. Já nos adultos isso não é possível, sendo necessário o uso de implantes como fixador externo, haste ou placa e parafusos.
Em nossa clínica possuímos toda a expertise para o tratamento desta condição, com uma equipe multidisciplinar envolvida em todas as fases do tratamento.