top of page

Alongamento Ósseo

O alongamento ósseo é um processo que gradualmente promove o crescimento de um membro através da criação de osso novo. Ele é utilizado para corrigir discrepâncias no comprimento dos membros, seja por deformidades congênitas ou por sequelas após um trauma, ou também para o aumento de estatura, seja para melhoria da qualidade de vida de pessoas com nanismo, como de forma estética.

Como funciona?

O processo de alongamento de membros funciona gradualmente promovendo o crescimento ósseo e de tecidos moles (pele, músculos, nervos, vasos sanguíneos, etc.). Os ossos se regeneram quando são separados lentamente, em um processo conhecido como distração osteogênica.

 

A taxa de distração é tipicamente de um milímetro por dia. Se for mais rápida, o osso pode falhar em se formar na lacuna, os músculos se contrairão e os nervos podem ficar prejudicados; se for muito lenta, o osso se reformará na lacuna, em um processo conhecido como consolidação prematura, o que interrompe o alongamento.

 

O alongamento é dividido em duas fases: distração osteogênica e consolidação. O alongamento ósseo ocorre durante a fase de distração. Após o comprimento desejado ser obtido, o osso regenerado ainda é muito fraco. A calcificação desse novo osso é chamada de fase de consolidação, sendo uma fase também muito importante para a finalização do tratamento.

 

Em nossa clínica oferecemos toda a expertise que o Alongamento Ósseo exige, tanto para correções de discrepâncias de comprimento em crianças e adultos, quanto para ganho de altura. Além disso o tratamento exige uma equipe multidisciplinar, cuja qual possuímos em nossa clínica, envolvendo toda a reabilitação pós-operatória.

WhatsApp Image 2024-01-29 at 08.02.44.jpeg
vecteezy_logo-de-whatsapp-png-icono-de-whatsapp-png-whatsapp_18930748_edited.png
bottom of page